Línguas Oficiais da ONU – Parte I



Atualmente, há seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), a saber: Inglês, Espanhol, Árabe, Russo, Chinês e Francês. Há indícios de que a Língua Portuguesa, junto de outras (Turco, Bengali, etc), seriam línguas propostas como acréscimo ao seleto grupo das oficias. Os critérios desta seleção bem como as propostas de acréscimos, devem ser entendidos conforme a natureza da ONU e do que é uma língua dita oficial.



A história da ONU remonta às bases filosóficas da Revolução Francesa, especialmente de um documento chamado “Declaração Universal dos Direitos do Homem”. Após a Segunda Guerra Mundial. as potências mundiais sentiram necessidade de assumirem valores humanistas, a fim de apagar o passado até então recente de grandes guerras por quase um século (considerando o neocolonialismo em Ásia e África) e, ao mesmo tempo, contribuir para o atual estado de globalização, constituído de muitas instituições supra-nacionais(FMI, OMS, OMC, etc). Neste contexto, uma língua oficial deve ser entendida como a língua utilizada para fins diplomáticos, o que implica pensar numa variante padrão, provida de um estatuto supra-nacional, tal como a ONU.
 
Consequentemente, as línguas oficiais evidenciam uma das dimensões da língua natural, como instrumento de poder. Tal dimensão se encontra desde pelo menos as tradições milenares, nas quais havia concentração de conhecimento sacerdotal, administrativo e legislativo em documentos escritos como, por exemplo, no uso do Aramaico, Hebraico, Sânscrito, Latim, etc.
Porém, alguém já deve ter se perguntado: e as línguas ágrafas? O guarani não é uma das línguas mais faladas na América do Sul? Qual português seria escolhido para ser falado na ONU? Brasileiro ou Europeu? Alguns destes questionamentos se encontram no filme “A intérprete”, protagonizado por Nicole Kidman. Segue link do trailer, disponível no Youtube:


Logo abaixo, link do texto-base para os Direitos Humanos, no idioma de origem:

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s