Compreendendo os olhares europeus sobre a Índia – Parte III

Tal como Sir William Jones, Monier Monier-Williams (1819 – 1899) é colocado em alto grau dentre os principais indólogos, ainda nos dias de hoje. Tem sua fama por produzir o Sanskrit-English Dictionary, ainda usado em setores acadêmicos e mesmo venerado, já que é

o mais usado para traduções nesses lugares. A empreitada histórica de Monier-Williams está vinculada com um projeto inglês, a saber, o estudo do sânscrito e das línguas vernáculas oriundas de colônias à serviço do trabalho missionário. Consequentemente, é inevitável associar a produção do dicionário supracitado à este projeto, inclusive porque suas pesquisas foram financiadas diretamente pela Companhia das Índias Orientais.



Já na introdução da obra, Williams diz:“o objetivo principal do projeto foi realmente do tipo missionário”Em 1860, após sua vitória na eleição da cadeira de sânscrito em Oxford, sua primeira aula foi “ o estudo do sânscrito em relação com o trabalho missionário na Índia”.



O prefácio deste dicionário, de fato, evidencia muitas marcas ideológicas. Embora tenha se valido de um intenso apoio dos panitas (indianos com conhecimento da tradição védica) para a coletânea de entradas lexicais, há somente agradecimentos ao corpo de britânicos participantes do projeto. De fato, este famoso dicionário deve ser considerado resultado das primeiras empreitadas de William Jones, recheadas com a subjugação cultural europeia por via da pesquisa acadêmica.

Há tutoriais da versão digital desse dicionário disponíveis no youtube:


Para consultas digitais, ver link abaixo:

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s