Compreendendo os olhares europeus sobre a Índia – Parte IV




O filólogo orientalista Max Müller (1823 – 1900) é conhecido como um dos fundadores da religião comparada. Mais importante nesta postagem é uma outra lembrança sobre este indólogo: para muitos estudiosos, ele foi co-autor da teoria da invasão Ariana, juntamente com Sir William Jones. Intolerante e crítico ao que pudesse  ser uma ameaça pagã ao Cristianismo, chegou a afirmar que grande parte dos hinos védicos são infantis ao extremo, tediosos, baixos e mundanos. É curioso relacionar a ideologia deste autor com seus trabalhos acadêmicos, pois trata-se de um famoso sanscritista do século XIX.


Müller formulou a hipótese de que os Vedas seriam produto de choque entre duas culturas: de um lado, os Arianos e, do outro, os povos tribais da Índia antiga. O primeiro seria um povo jovem e vigoroso, loiros dos olhos azuis e crânios alongados. É pertinente notar que a descrição dos Arianos e de seus subjugados se assemelhava muito com o biótipo dos Europeus imperialistas e as tribos indígenas se assemelhavam aos nativos das colônias. Sendo assim, mesmo os acadêmicos reconhecendo que o sânscrito e as escrituras védicas tinham um alto grau de complexidade, não os declaravam como uma qualidade dos nativos, mas algo herdado dos antigos conquistadores arianos. Dessa forma, há um paralelo entre a invasão Ariana e a invasão imperialista britânica na Índia. Para os neocolonialistas, eles estavam em uma missão civilizatória de um povo nobre contra um outro primitivo.

Assim como os Arianos, seres de uma cultura, religião e atributos físicos superiores, os europeus vinham à Índia e somente seus estudos sobre os Vedas detinham uma abordagem racional e científica. Tal projeto, de fato, ecoa na obra de William Jones, pois segue a proposta de formular uma origem para a civilização ocidental com base na Índia Antiga.

Há uma trinca de vídeos disponível no youtube, tratando criticamente tal hipótese: 


As traduções de Max Müller, parte de um projeto vitoriano que visava ao conhecimento das religiões orientais, podem ser baixadas no link abaixo:

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s