As línguas mais faladas no Brasil

As línguas mais faladas no Brasil

por Antônio Neto

A ideia de que no Brasil só se fala português vai sendo desmistificada a cada dia que passa. Com o avanço da globalização, o número de imigrantes e o número de viajantes, que chegam ao nosso país com diferentes fins, só aumenta. No centro de São Paulo e regiões próximas, por exemplo, é muito comum ver gringos interessados em conhecer o país do futebol ou que vieram pra cá a negócios. Também não podemos nos esquecer dos nossos vizinhos hispano-falantes: muitos imigrantes bolivianos e peruanos chegam ao Brasil para trabalhar em condições precárias. É interessante notar como nós nos preocupamos em falar inglês com esse gringos ricos e não damos a mínima em aprender espanhol para conversar com os latino-americanos.

É muito comum ouvirmos falar que o nosso idioma original foi o que muitos chamam de tupi-guarani. De fato, o Tupi Antigo ou Tupinambá é uma língua importante para compreendermos como se deu a formação da cultura brasileira, pois foi essa a língua falada pelos indígenas da costa, pelos bandeirantes e pelos missionários jesuítas. Há quem diga que também foi a língua falada por muitos negros e quilombolas, assim como as línguas gerais de base africana que foram faladas principalmente na Bahia e em Minas Gerais. Há, porém, mais de 180 línguas ainda faladas no Brasil e a língua mais aparentada ao Tupi Antigo, o nheengatu, não figura entre as línguas indígenas mais faladas no nosso país. Com cerca de 6.000 falantes no Brasil, o nheengatu não está entre as línguas indígenas mais faladas no território brasileiro: tikuna, terena e guarani possuem todas mais de 10.000 falantes. No caso do guarani, primo mais próximo do Tupi Antigo e do nheengatu, as cifras são tão grandes que justificaram a sua inserção dentro das línguas oficiais do Mercosul. Se somados aos falantes de outros países como Paraguai, Argentina e Bolívia, o guarani chega a mais de um milhão de falantes!

Mas e aí? Vamos ficar só sentados vendo a Copa e aprendendo os idiomas do gringos? O que adianta aprender inglês e não saber nada sobre seu próprio país? Deve ser duro não ter o que dizer, em inglês, em português…

Para ver mais informações sobre como os indígenas e os hispano-fablantes contribuem com a diversidade cultural no Brasil:

http://www.brasilbolivia.com.br/praca_kantuta_br.htm

http://mariocomunica.wordpress.com/na-midia/

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s