O que Titãs e Cássia Eller tem em comum?


O lançamento do novo álbum da banda Titãs, cujo título é nheengatu (nheenga = língua, palavra; katu = bom, fácil), mostra como os artistas brasileiros, desde muito tempo, se valem de elementos indígenas em suas produções. A obras clássicas de João Barbosa Rodrigues e do viajante italiano Ermano Stradelli ( veja a foto abaixo), que compilaram narrativas, e verbetes do nheengatu, língua geral que, no fim do século XVIII, era falada do Maranhão até a fronteira brasileira com o Peru, foram referências para importantes intelectuais modernistas, do século XX: Mário de Andrade, Heitor Villa-lobos e Waldemar Henrique merecem destaque.    


“Duas lendas amerindias” de Villa-lobos, assim como “Uirapuru”, do paraense Waldemar Henrique, são músicas eruditas que, até hoje, são cantadas em corais. Nos dois casos, trata-se de narrativas coletadas em língua geral amazônica, que veiculam os conhecimentos tradicionais que envolvem a entidade  Jurupari e o pássaro Uirapuru, fundamentais para a cultura amazônica.

Mas vale destacar que esses elementos indígenas não aparecem somente nas musicas consideradas eruditas. Há pouco tempo atrás, foi descoberta postumamente, uma composição rara de Cássia Eller, que diz “Iasy suasú, poranga reté” (Veado da lua, muito bonito), “Poranga mahie ne iaué” (bonito como você). E pra ninguém pensar que tudo isso é coisa velha ou de artistas que já morreram, a dupla sul-mato-grossense Alzira e Tetê Espíndola lançou há um ano atrás o álbum Anahí, relacionado a um mito feminino guarani, relacionado à corticeira (bico-de-papagaio, sapatinho-de-judeu, suinã, flor-de coral, mulungu, sananduva, etc).   
Por isso, o novo trabalho dos Titãs, não deverá soar como algo estranho e sim como uma maneira de valorizar e pensar sobre nossas raízes. 

Mais abaixo há os links para as músicas e para o vídeo-promo dos Titãs, disponíveis no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=xWrgcYhs9jY

https://www.youtube.com/watch?v=X0V7SPX2-ys

https://www.youtube.com/watch?v=CRvKOsbVBjI

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s