Curso Políticas Linguísticas e os Povos Indígenas da América Latina

É com alegria que gostaríamos de convidar para a segunda edição do curso:

 “Políticas Linguísticas e os Povos Indígenas da América Latina”. 

No ano de 2014 realizamos, de forma experimental, aquela que consideramos a primeira edição desse curso. Neste ano, contamos com o apoio do Núcleo de Educação Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Ensinoda Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (Apeesp) e do Centro Ángel Rama da Universidade de São Paulo.

O curso acontecerá aos sábados, das 9:00 às 13:00 na EMEF Desembargador Amorim Lima, entre os dias 03/10 e 24/11. 

Cronograma dos encontros:


03/10 – Diversidade linguística no Brasil e a legislação: LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), Lei 11161/05 e 11645/08

Antônio Fernandes Góes Neto (USP)
Edilson da Silva Cruz (USP/APEESP)
João Paulo Ribeiro (USP)
Contextualizar o histórico das línguas no Brasil em relação às línguas afro-brasileiras, indígenas e de imigrantes, além de direcionar a abordagem do curso, que enfoca as línguas indígenas em diferentes eixos:educação, saúde, território e artes. Esta organização está vinculada à proposta de trazer tais discussões e saberes para as escolas não indígenas, aportando contribuições da educação escolar indígena e das cosmovisões de diferentes povos indígenas.

10/10 – Línguas indígenas, educação regular e educação escolar indígena: a busca das pontes

Artur Waliperi Baniwa (UFSCar),
Janaína Aline dos Santos e Souza (USP)
Luciano Kezo Ariabo (UFSCar)
 Explorar as relações entre escolas indígenas e não-indígenas de modo a propor coletivamente atividades dentro das escolas que contemplem os eixos de educação, saúde, território e artes. Evidenciar a relação entre valorização cultural e valorização da autoestima, de modo a tornar a escola instrumento de busca da identidade de cada comunidade escolar.

24/10Literaturas indígenas nas escolas

Edson Krenak (UFSCar)
Márcia Mura (USP)
Patrícia Vannetti Veiga (Unicamp)
Apresentar e propor atividades que possibilitem a valorização e produção de histórias indígenas e não-indígenas nas escolas, bem como a discussão sobre o estatuto das narrativas orais e literaturas indígenas nas escolas, refletindo, principalmente, sobre os conhecimentos por elas transmitidos


 07/11 – Nas aldeias e nas cidades:Línguas e territórios

Camila de Lima Gervaz (USP)
Natália Belentani (Unesp / UFSCar)
Renato da Silva Fonseca (USP)
Apresentar e propor atividades nas escolas que trabalhem com questões ligadas à memória e ao território, seja ele rural ou urbano.

14/11 – Línguas indígenas e etnociências

Everson Índio (USP)
Lucas Blaud Ciola (USP)
Apresentar e propor atividades nas escolas que trabalhem as informações ecológicas, medicinais e motoras presentes naslínguas indígenas.
28/11 – Roda de conversa: Troca de experiênciasna escola: arte-educação e tutorias
Cristina Morales (EMEF Desembargador Amorim Lima)
Wesley Vieira (EMEF Desembargador Amorim Lima)
Yara Amaral Fulni-ô (USP)

Apresentação das atividades dos docentes da EMEF Amorim Lima, Fábrica de Cultura Brasilândia e das alunas e alunos participantes do curso.

Atenção! As servidoras e os servidores da área de educação da Prefeitura Municipal de São Paulo deverão realizar a sua inscrição aqui.


2 comentarios en “Curso Políticas Linguísticas e os Povos Indígenas da América Latina

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s